Empreendedorismo, proteção animal e terceiro setor foram temas da 6ª Sessão da Câmara

Na 6ª Sessão Ordinária da Câmara de Extrema/MG, realizada na segunda-feira (30), ficou clamente evidente o apoio de todos os vereadores em prol ao desenvolvimento do municipio, pincipalmente nos assuntos que versam a inclusão social, a proteção dos animais e o incentivo à geração de mais emprego e enda para as famílias extremenses.

Após declarara aberta a reunião legislativa, o presidente da Casa de Leis, vereador Edvaldo de Souza Santos Júnior – “Juninho” – destacou a presença da gestora da ONG Associação Protetora dos Animais ‘Soul Animal’, Bella Guima, do diretor geral da empresa Festcolor, Vagner de Jesus Pinto, e dos membros da ASVP (Associação São Vicente de Paula – ‘Vicentinos’), em especial do presidente Floriano do Pinho.

Confira o resultado das votações e os projetos de lei que foram colocados em pauta:

Projetos de Lei:

• 2.123 – Tem como finalidade autorizar o Poder Executivo a fazer doação de área de 10.000 m² a favor à empresa Festcolor Artigos de Festas Ltda., que equivale a 50% do lote 2 do Distrito Industrial Pessegueiros, cuja finalidade é a ampliação da unidade. Vale ressaltar que a empresa está instalada em uma área de 20.000 m² que foi doada pelo Poder Executivo conforme Lei 2.968/11;
  • 2.129 – Tem como objetivo autorizar o Poder Executivo a reconhecer como utilidade pública a Associação Protetora de Animais ‘Soul Animal’;
  • 2.131 – Finalidade de dar denominação a logradouro público e passa a denominar-se “Rua Terezinha Fagundes Darú” a Rua 09, tendo início no confronto da quadra 08 até o final confrontando a quadra 05 no Parque Residencial dos Tenentes IV, de autoria do vereador Sidney Dias dos Reis;
  • 2.133 – Autoriza o Poder Executivo a conceder à Empresa Barry Callebaut isenção tributária pelo prazo de cinco anos das taxas de licença para localização e funcionamento, IPTU (Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana), bem como a conceder remissão do ano de 2015;
  • 2.134 – Tem como finalidade autorizar o Poder Executivo a destinar apoio financeiro ao cidadão Lucas Diego de Corrêa Toledo no valor de R$ 4.340 referentes ao custeio de diversas inscrições durante todo o ano para provas de atletismo;
  • 2.135 – Autoriza o Poder Executivo a destinar apoio financeiro no valor de R$ 4.290 aos cidadãos Elton Luciano Mafra, Diego Adriano Pereira Candido e Anderson Rodrigo de Souza para apoiar durante o ano de 2015 a equipe Extrema Bikes na participação de eventos;
  • 2.136 – Autoriza o Poder Executivo a realizar o pagamento de subvenção ao ASVP (Asilo São Vicente de Paulo) no valor de R$ 50 mil que será efetuado em dez parcelas mensais (vale ressaltar que o Asilo é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo atender pessoas idosas);
  • 2.137 – Tem como finalidade autorizar o Poder Executivo a dor caixa d’água e equipamentos de instalação no valor de R$ 402,0 em favor da Sra. Maria Benedita Gomes Ferreira.

Além dos Projetos em pauta, foram levados a conhecimento as correspondências enviadas e recebidas, os requerimentos e as moções.

TRIBUNA – A primeira a usar a tribuna foi Bella Guima. Segundo ela, a ‘Soul Animal’ já está devidamente instalada no Bosque Municipal “Leonardo Lupetti”, em Extrema. “Acredito que a ONG, além de projetar melhor qualidade de vida aos animais, será uma ferramenta de gestão social motivadora para outras ações sustentáveis. Além disso, podemos observar, após o início dos trabalhos no local, a diminuição de pessoas e atividades ilícitas no Bosque Municipal; fazendo retornar o sossego e a segurança”, enfatizou Bella. Em seguida Floriano, do Asilo, explanou sobre os serviços sociais destinados aos idosos e ressaltou a dificuldade financeira vivida pelo ASVP. “Temos 19 idosos internos que precisam de atenção e cuidados”, acrescentou. O ultimo inscrito a falar foi Vagner de Jesus, diretor da indústria Festcolor. “Em agosto próximo, a nossa empresa completará dois anos de atuação em Extrema com uma fábrica e um centro de distribuições. Desejamos perpetuar o crescimento da Festcolor no município e é de suma importância que a doação pleiteada seja atendida pois sem a qual não será possível um maior crescimento, contribuindo também com a economia local e na ajuda de centenas de famílias que trabalham na fábrica”, pontuou Vagner. Os vereadores João Calixto de Morais, Leandro Marinho, José Maria do Couto, Danilo de Morais, Luiz Fernando Ferreira e Silvio Gomes de Oliveira também fizeram uso da palavra na Ordem do Dia.

O presidente Juninho encerrou os trabalhos frisando a importância de se incentivar a cidadania nas suas mais amplas formas de atuação e ressaltou o papel do Legislativo no apoio às causas que versam a segurança do cidadão, o crescimento ordenado do município, o investimento em politicas públicas com ênfase na melhoria da qualidade de vida do extremense e de instituições que militam o cuidado e bem estar dos animais. (Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema; Texto: Léo Demeter / Jornalista – Mtb 13.896 MG)