Câmara Municipal realiza I Fórum de Alimentação Escolar e Agricultura

camara_realiza_forum_alimentacao

A Câmara Municipal de Extrema, o CONSEA – MG (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais), a EMATER-MG e o Coletivo MES realizaram esta semana, no Cine Teatro do Parque de Eventos, o I Fórum de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar na cidade.

O evento foi dividido em dois momentos. No primeiro dia, 26 de junho, aconteceu o II Encontro Regional de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar. Na ocasião, foi feita uma apresentação do diagnóstico da lei federal 11.947/09 – PNE – Chamada Pública e procedimentos para compra da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar. As palestras foram ministradas pelo Gerente da EMATER-MG/Unidade Regional de Pouso Alegre Alexandre Augusto Rossini Kurachi e pelo Procurador Municipal de Nepomuceno e Monitor do CECANE/UFOF Dr. Alexsander Gonçalves Pereira. Neste dia, a média foi de mais ou menos 110 inscritos e 18 cidades participantes: Senador Amaral, Consolação, Paraisópolis, Pouso Alegre, Cambuí, Camanducaia, Munhoz, Córrego do Bom Jesus, Sapucaí Mirim, Toledo, Gonçalves, Inconfidentes, Bom Repouso, Atibaia, Joanópolis e Bragança Paulista. A abertura foi feita pelo vice-prefeito João Batista da Silva, pelo Presidente da Câmara Marcio José Vieira, que deu boas vindas aos participantes e salientou a importância de um evento na cidade; pelo vereador Carlos Renato de Oliveira, pela Conselheira Estadual do CONSEA Maria Angélica de Oliveira. Também participaram da abertura, a Técnica do CONSEA-MG Belo Horizonte Joaquina Júlia Martins e a Secretária de Educação de Extrema – Regiane Donizetti da Silva.

Já no segundo dia, aconteceu o I Encontro e Caminhos na Agricultura de Extrema, que teve como objetivo avaliar a situação da agricultura no município e estimular um pensamento coletivo nos caminhos para produção e comercialização. As palestras foram ministradas pelo produtor rural do Coletivo MÊS Cícero Santos, pela analista ambiental SMA/Prefeitura e Elo Coletivo MÊS Dora Ribeiro; e, pelo engenheiro agrônomo da EMATER_MG Hélio João de Farias Neto. Após, foi realizado um trabalho participativo formados por 4 grupos para discussão do tema, apontando pontos fortes e fracos; forças e fraquezas da situação da agricultura de Extrema. As propostas serão encaminhadas para a Prefeitura e Câmara Municipal com a solicitação de inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO e no PPA Plano Plurianual.

Também participaram do evento: Aloísia Hirata – Diretora de Integração Instituição e Comunidade, Luís Carlos Dias Rocha – Professor e Diretor Administrativo, Isaac Borges da Rosa – Representante de Associação de Agricultores Orgânicos e Biodinâmicos Serras de Santana – Sul de Minas, nutricionistas, agricultores, técnicos da Emater, diretoras de Escolas Municipais e Estaduais, secretários municipais, funcionários do setor de compras e licitação de diversos municípios, advogados, assistentes sociais , representantes de associações de agricultores, agrônomos e vereadores.