Câmara aprova projetos de ajuda ao cidadão carente e proposições de saúde, asfaltamento e mobilidade urbana

Aconteceu às 16h da segunda-feira, 18/5, a 11ª Sessão Ordinária do Pleito 2017/2020 da Câmara dos Vereadores de Extrema. Mesmo sem público e seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, o presidente da Casa de Leis, vereador Leandro Marinho, deu início aos trabalhos falando sobre a importância do isolamento social e do cumprimento e manutenção das regras de higiene e de conduta principalmente durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Os cidadãos puderam acompanhar todo o trâmite das proposições presentes na Ordem do Dia e conferir de perto o andamento das decisões políticas do município pela transmissão simultânea que foi realizada pelo canal TV Câmara, disponível no site institucional do Legislativo.

Os edis apresentaram indicações que vão ao encontro da melhor qualidade de vida da população e ao incentivo em setores primordiais como saúde, educação, meio ambiente, saneamento básico, mobilidade urbana, iluminação em áreas rurais e urbanas, asfaltamento e recapeamento, esporte e lazer, infraestrutura pública, emprego e renda, obras e urbanismo e ação social. As pautas foram debatidas e aprovadas por unanimidade pela Casa.

Foram aprovados pelos vereadores os seguintes Projetos de Leis: Nº 3.096, que autoriza o Poder Executivo a conceder apoio financeiro às famílias em estado de vulnerabilidade social e financeira; Nº 3.078, que altera a redação da Lei Nº 3.658, de 20/9/2017 e dá outras providências e de Nº 3.094, que dá denominação a prédio público e dá outras providências – Unidade Básica de Saúde (UBS) “Alcides Nunes do Prado”, no bairro do Juncal, além do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal Nº 34, Processo Nº 75/2020, que acrescenta inciso à Lei Orgânica do município.

Das indicações podem ser citadas a construção de poços artesianos nos bairros rurais Furnas, Juncal e Tenentes; a manutenção e a limpeza emergencial das ruas 4 e 6 do bairro dos Pedrosos, bem como a construção de escola, Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM), de quadra poliesportiva, o alargamento e o asfaltamento da principal via de acesso ao bairro, e a colocação de iluminação em toda a extensão no trecho de acesso na mesma localidade (dos Tenentes à Fazenda Santa Fé); a prestação de contas por parte do poder Executivo em relação a verba proveniente do Programa Federativo de Enfrentamento ao novo coronavírus; a parceria com o Hospital e Maternidade São Lucas de Extrema (HMSL) na aquisição e envio de equipamentos necessários para o combate a pandemia; o asfaltamento na Estrada das Araras que está localizada no bairro das Furnas; a criação do Auxílio Emergencial de dois salários mínimos para a classe de trabalhadores do transporte escolar durante o período de convalescência da saúde pública; o recapeamento asfáltico na Rua das Seriemas (em frente ao presídio que fica no bairro Bela Vista); a realização de reparos urgentes nas casas do bairro Roseira I; e a reiteração de indicação legislativa referente à colocação de cobertura na Rua Antônio Cardoso Pinto, na região central da cidade, objetivando a maior proteção dos cidadãos que utilizam as filas dos bancos; a colocação de muros de arrimo na localidade da Roseira. Os dois requerimentos apresentados na reunião versam a prestação de contas por parte do Executivo em relação à execução de obras que acontecem no município e a convocação de responsável pela Secretaria de Saúde da Prefeitura para prestar informações dos números de contaminação, do mapeamento de trabalhos e ações emergenciais e os principais focos de contaminação da Covid-19 em Extrema.

Acompanhe ainda outras informações das votações, notícias, boletins e o dia a dia Legislativo no site www.camaraextrema.mg.gov.br Faça valer a sua cidadania e participe, cidadão! Seja você o agente principal de transformação nesta grande engrenagem chamada municipalidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2623 ou pelo e-mail imprensa@camaraextrema.mg.gov.br (Fonte: ASCOM / Câmara de Extrema – Por Léo Demeter – Jornalista/Mtb 13.986 MG)