CIDADÃOS ELOGIAM A REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA PRESIDENTE VARGAS

Após alguns meses de reforma, a Praça Presidente Vargas está sendo entregue à população após o trabalho de revitalização. O grande objetivo foi buscar a originalidade das praças centrais e oferecer um espaço adequado para o lazer às famílias extremenses e visitantes, além de resgatar a identidade mineira e preservar a história daqueles que ajudaram a construir o município mais desenvolvido do Sul de Minas. A Indicação Nº 138/2012 que sugere a revitalização partiu do gabinete do presidente da Câmara, vereador Leandro Marinho, e contou com o apoio de todos os edis.
“As praças centrais de Extrema precisavam de reformas. As árvores nativas foram preservadas e o espaço recebeu elementos marcantes como o conjunto de fontes – que é um atrativo presente nas praças mais tradicionais e que foi concebido em homenagem ao Projeto ‘Conservador das Águas’. A nova Presidente Vargas traz ainda uma escultura ao centro que mostra o homem do campo como símbolo de todas as pessoas que respeitam a terra e seu entorno por meio de um uso sustentável e responsável. Dela verte a água de seu chapéu como uma poética homenagem à vida que brota através da água”, contou Leandro Marinho. A escultura foi realizada pelo Escultor Pedro Cesar, o qual já realizou diversos trabalhos como a Estátua de Santos Dumont, Beto Carrero, Pelé entre outras.
A paisagista Claudia Camargo Ortiz explicou que as outras duas fontes que compõem o conjunto representam as nascentes que são por sua vez o foco do projeto de conservação. “O espaço conta ainda com dois mosaicos assinados por Leonardo Posenato, um dos mosaicistas mais reconhecido no Brasil. que ilustram duas lindas rosas que marcam a Rota das Rosas junto ao Santuário de Santa Rita. Toda a pavimentação da praça foi trocada, dado o estado de conservação das peças anteriores, no entanto o sistema construtivo do piso intertravado e ecológico, agora com uma paginação mais alegre. O paisagismo trará layout com curvas onde através da textura e cores das flores e folhas o visitante terá diferentes cenários. Para garantir a qualidade das plantas foram utilizados 30m³ de composto substrato balanceado com nutrientes que associados ao sistema de irrigação trarão qualidade e uso racional de água ao projeto, pois é possível ajustar a programação nos diferentes setores e segundo a fase de desenvolvimento das plantas e estações do ano. Os canteiros foram redesenhados criando espaços mais intimistas e preenchendo de cores e texturas, juntamente ao paisagismo, o espaço e mantendo livre o eixo de visualização à Igreja, elemento arquitetônico mais marcante da praça”, explicou Ortiz.
A iluminação também foi valorizada com a instalação de postes de luz com estilo colonial, dando um atmosfera mais cênica. Foram instalados novos mobiliários feitos de madeira plástica e serralheria artística (foram retiradas do meio ambiente mais de 700 mil garrafas pets e embalagens de creme dental). Para garantir os cuidados com a nova praça foi contratado vigia 24 horas que será responsável por manter a organização e segurança.
“A ideia é que com a reforma completa das praças centrais ganhe ares de praça de interior com atrativos e elementos que harmonizem o seu entorno. O projeto já prevê que as praças sejam totalmente acessíveis a cadeirantes, idosos e a população em geral. É uma maneira de resgatar as nossas culturas e valorizar as nossas identidades culturais, além de injetar ânimo na veia comercial do centro da cidade”, frisou Leandro Marinho.
Os extremenses Gabriela Souza Salles Cabral, José Maria dos Santos, Letícia Wholers de Freitas
e João Paulo Fagundes possuem estabelecimentos comerciais na Praça Presidente Vargas. Para eles o novo projeto trará incentivo e ânimo ao segmento. “As duas praças necessitavam urgentemente de reformas. Agora, com tudo novo, certamente teremos um espaço que irá favorecer o turismo, a cultura e o lazer para as nossas famílias”, contaram.
“Quero parabenizar o vereador Leandro Marinho por indicar esta reforma para a Praça Presidente Vargas. Sou mãe e tenho criança pequena. Ela vai poder brincar com mais segurança aqui neste espaço lindo”, disse Joana Carla de Paula Machado. Mercedes Alves Onisto e Rita Piunti Gilli têm famílias que ajudaram a construir a memória de Extrema. Para elas, o centro da cidade está impecável. “As praças estão lindas e cheias de flores, além das fontes que enriquecem a ornamentação. Estamos felizes com esta nova cara!”, elogiaram.
Para Leda Márcia Gonçalves de Souza, a revitalização foi necessária. “Houve um reaproveitamento de toda a área central e isso valorizou cada espaço das nossas praças. Estou feliz com este novo cenário em frente a minha casa”, disse. Vitor Moraes também aprovou o trabalho de revitalização. Para o estudante o centro de Extrema está mais vivo e cheio de cores.
(FONTE: ASCOM/Câmara de Extrema. Por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG / Com informações da Secretaria de Turismo da Prefeitura)