Câmara de Extrema aprova a criação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

Aconteceu na quinta-feira, 1/10, nas dependências do CLRE (Clube Literário e Recreativo), a 8ª Sessão Extraordinária da Câmara dos Vereadores de Extrema/MG. Com casa lotada, a reunião contou com a participação da população, representantes das Secretarias de Ação Social e Saúde da Prefeitura Municipal, do prefeito em exercício, João Batista da Silva, da promotora, Dr. Rogéria Cristina Leme, e de estudantes da Escola Estadual “Alfredo Olivotti”.

Na pauta estava o Projeto de Lei de nº 2.202, Processo de nº 119/15, de autoria do poder Executivo, através da Secretaria de Assistência Social, que formata ações que vão garantir a segurabilidade social do cidadão extremense e, principalmente, da terceira idade. O vereador-presidente, Edvaldo de Souza Santos Junior – “Juninho” –, abriu a sessão falando sobre o respeito ao idoso na sociedade e os valores que sustentam a luta na defesa das ações voltadas à maioridade. “Hoje é o Dia Nacional do Idoso – um bom dia para a reflexão, pra pensarmos como temos tratado nossos idosos e lembrarmos que, se o curso da vida seguir novamente, todos seremos idosos um dia. Cuidar bem dos idosos é respeitar o nosso próprio futuro”, pontuou Juninho.

Após o pronunciamento de Juninho, foi concedida a palavra aos secretários da mesa diretora, edis Marcio José Vieira e Sidney Dias dos Reis. O vice-presidente da Câmara, Luiz Fernando Ferreira – “Mantega” –, acompanhou a apresentações dos documentos na Ordem do Dia. Os demais vereadores, Silvio Gomes de Oliveira, Juliano Maximino de Toledo, Leandro Marinho, Carlos Renato de Oliveira, Danilo de Morais, José Maria do Couto e João Calixto de Morais, também acompanharam a pautado dia.

MAIS QUALIDADE DE VIDA – Por unanimidade, os vereadores da Câmara de Extrema aprovaram a criação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, órgão controlador das políticas públicas e ações que embasam a sustentabilidade para a terceira idade. “O Conselho será acompanhado pela Secretaria de Ação Social do município e terá a competência de formular, acompanhar, fiscalizar e avaliar – junto aos poderes atuantes de Extrema – uma política social com foco no aperfeiçoamento da legislação pertinente à municipalidade dos direitos ao idoso. Indicaremos prioridades, elaboraremos proposições e cumpriremos com zelo e carinho o trabalho desenhado neste novo formato de desenvolvimento cidadão. Porque devemos cuidar daqueles que cuidaram de todos nós”, enfatizou Rita Bernal, gerente assistencial da Prefeitura.

Para Juninho, mais um importante passo foi dado à sustentabilidade do cidadão extremense. Ele destacou: “Devemos garantir aos idosos e também às futuras gerações mais qualidade de vida e, acima de tudo, uma velhice com dignidade, muito respeito e amor”. Ao término da sessão, Dra. Rogéria ministrou uma palestra com temas ligados ao Conselho. O prefeito em exercício também comentou a fundamentação do projeto para a igualdade dos valores sociais.

Outras informações podem ser obtidas no site www.camaraextrema.mg.gov.br ou pelo telefone (35) 3435-2623. A próxima sessão ordinária está agendada para 19h30 da segunda-feira, 5/10, na Câmara dos Vereadores. (Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema; Por Léo Demeter – Jornalista – Mtb 13.896 MG)

foto_mesadiretora1 092 108 124 170 172 191 194 200 206 210 238 247