Sessão da Câmara recebe a visita de grupo JUSV de Extrema

Durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara dos Vereadores de Extrema/MG, realizada na segunda-feira (16), o presidente do Legislativo, vereador Edvaldo de Souza Santos Júnior – “Juninho” –, destacou a importância do grupo JUSV (Juventude Unida Semente da Vida) nos trabalhos realizados à comunidade jovem do município e pela participação na última sessão legislativa. Juninho falou ainda sobre a realização do “Prêmio Mulher Destaque 2015”, promovido na sexta-feira (6), no Clube Literário e Recreativo.

Em seguida, o secretário da mesa diretora, vereador Márcio José Vieira – “Marcinho” –, proferir algumas palavras ao grupo JUSV e entregou uma moção (de sua autoria) pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade. Lucas Silva, representante do grupo, agradeceu a moção e explanou sobre a essência que dita os serviços sociais do JUSV. Segundo ele, os trabalhos tiveram início em 12/10/2006 e já foram coordenados pelos padres Maurício Pieroni e “Cidinho” e, desde então. Segundo ele, o objetivo é de direcionar os jovens para à igreja.

ORDEM DO DIA

• Projeto de Lei Ordinária Nº 2.123,de autoria de Executivo que “Autoriza o Poder Executivo a realizar doação da área que especifica e dá outras providências”;
  • Projeto de Lei Ordinária Nº 2.127, de autoria de Executivo que “Autoriza o poder Executivo a fazer abertura de crédito especial no Orçamento do corrente exercício de 2015, para atender suas necessidades e dá outras providências” – R$ 390 mil;
  • Projeto de Lei Ordinária Nº 2.128, de autoria do vereador Leandro Marinho e “Dá denominação a logradouro público e dá outras providências”;
  • Projeto de Lei Complementar Nº 136, de autoria de Executivo que “Altera atribuições, carga horária e faixa salarial nos cargos que especifica e dá outras providências”;
  • Projeto de Lei Ordinária Nº 2.130, de autoria de Executivo que “Autoriza o Poder Executivo a fazer abertura de crédito especial no Orçamento do corrente exercício de 2015, para atender suas necessidades e dá outras providências” – R$ 46.615,66.

Tribuna do Dia – O único inscrito foi o vereador Danilo de Morais, que cumprimentou os integrantes do grupo JUSV. O edil falou ainda sobre a divulgação do Projeto Parlamento Jovem ocorrido na sexta-feira (13) e que contou com o apoio dos servidores Leonardo Demeter, jornalista e assessor de imprensa, Haifa Haick, chefe de gabinete, e de Cleber Couto, controlador interno, bem como das senhoras Malú Macedo e Tatiane Resende, da Escola do Legislativo de Pouso Alegre/MG. Danilo divulgou ainda o lançamento do projeto agendado para a segunda-feira (23), às 18h, na sede da Câmara Municipal.

Tribuna na Ordem do Dia – O primeiro inscrito vereador Leandro Marinho, que manifestou-se favorável a todas as indicações, requerimentos, moções e projetos em pauta. Ressaltou da importância do Projeto de Lei Complementar N°136, no que tange a valorização do cargo de veterinário, visto o aumento na demanda de trabalho. Quanto à alteração de vencimento para o cargo de chefe de gabinete também foi favorável, mas considerando o aumento real proposto – mais o aumento previsto em Lei no mês de maio, atingirá um percentual de aumento na faixa de 20%. Visto ser um aumento significativo, entende ser significativo e importante se o reajuste sugerido atingisse também os demais servidores como motoristas, garis entre outros. Diante às colocações do vereador, o presidente da Casa acatou a possibilidade de solicitar ao prefeito a extensão do benefício aos demais servidores. O segundo inscrito foi João Calixto de Morais que explanou sobre suas indicações em pauta. Quanto ao Projeto Nº 2.123, disse que a empresa Festcolor já foi anteriormente beneficiada com doação semelhante e que em contrapartida teria que destinar 5% do valor da área que foi avaliada a entidades declaradas de utilidade pública – fato que ele desconhece. O repasse constante do projeto anterior deve ser averiguado junto ao Executivo, visto que normalmente as empresas repassam tais valores à Prefeitura, que destina às entidades. Com isso, muitas entidades acabam não sendo favorecidas com o benefício. Diante disso, solicitou à mesa a segunda discussão e votação do projeto seja feita em reunião posterior, cabendo nesse ínterim apurar os devidos repasses dos últimos dois anos.

Orientação Partidária – Pelo PSB (Partido da Social Democracia Brasileira), Leandro Marinho orientou voto favorável a todas as proposições em pauta. Favorável também a sugestão do vereador João Calixto de Morais, quanto ao Projeto Nº 2.123. Pelo SD (Solidariedade), José Maria do Couto orientou voto favorável a todas as proposições e também acatou a sugestão do vereador João Calixto. Na sua opinião, o projeto deveria ser retirado de pauta, mas aceita a sugestão de deixar a segunda discussão para a próxima reunião. Aproveitando a oportunidade, informou ao presidente que recebeu ligação do Sr. Luiz Fernando do Amaral, da Aromagia, que já está em andamento os projetos junto aos Departamentos de Turismo, Casa da Agricultura e Meio Ambiente, para iniciar, em breve, a doação das mudas mencionadas no projeto Nº 2.122.

Primeira discussão e votação

Aprovados os Projetos de Leis 2.123; 2.127; 2.128 e 2.130 e o Projeto de Lei Complementar 136 foram aprovados por unanimidade. Ao final da sessão ordinária, presidente da Câmara convocou o corpo legislativo de Extrema para a realização da 4ª Sessão Extraordinária.

1a