Projeto social “Arco-Íris” ganha apoio do Legislativo

Vereador Juliano de Toledo incentiva ação social para crianças e adolescentes de Extrema

O vereador Juliano Maximino de Toledo, da Câmara de Extrema/MG, visitou a Associação Recanto São Francisco que atende crianças e adolescentes do município. Na instituição que fica no bairro rural Lages acontece o Projeto “Arco íris”, que já fomenta o desenvolvimento social para menores com idade entre seis e 12 anos. “Fui conferir de perto como está o andamento da iniciativa. Eu sempre apoiei ações desta natureza porque tratam dos nossos pequenos, que são bens fundamentais na formação de uma sociedade mais igualitária”, comentou Juliano.
ARCO-ÍRIS” – O Projeto “Arco-íris” tem foco social e gratuito e oferece, em contra turno escolar, diversas atividades de formação ampla apoiadas em quatro pilares: educação, cultura, valores e vida saudável. “O aprendizado se dá através da experimentação, do lúdico, da arte, da brincadeira e dos jogos; onde a formação ética ajude a construir melhores relações, baseadas no respeito, tolerância e solidariedade; onde o contato com o meio ambiente traga um novo olhar sobre os rumos de nosso planeta e suas urgentes necessidades; onde o ser humano forme-se integralmente, tornando-se agente principal na escolha de seus caminhos”, explicou Juliano.
Em entrevista, os idealizadores do projeto adiantaram: “Não queremos apenas mostrar o arco-íris, que é um lugar distante e inatingível. Queremos entrar e brincar em todas as suas cores, em todas as suas luzes e chegar ao seu final… Onde, segundo a lenda, há um pote cheio de riquezas, dessas que preenchem a vida e a imaginação de uma criança e a de todos nós”.

Para o vereador a iniciativa movimenta novas condições sustentáveis capazes de desenhar uma formação pautada nos valores humanos, onde as crianças desenvolvam suas potencialidades e contribuam positivamente com a sociedade. “As crianças têm o direito de brincar e aprender. Capacitá-las para que se tornem agentes de transformação social é uma obrigação do poder público. Quero ajudar todos os participantes do projeto porque a tolerância, a solidariedade, o respeito, o comprometimento, a integridade e a responsabilidade são valores intrínsecos para a evolução humana. Devemos oferecer formação ampla baseada na construção de valores éticos, no fortalecimento de potencialidades e na adoção de práticas efetivas de transformação social e ambiental. Vamos ajudar ao próximo e encontrar a paz no amigo ao lado. Devemos buscar a tolerância em nossa prática educativa e construir a nossa vida cotidiana com mais amor. A saúde psíquica depende fundamentalmente do amor e do respeito praticado e oferecido a cada um de nós, sem distinção”, finalizou Juliano. Durante a visitação, o vereador esteve acompanhado da chefe de gabinete, Vanilda Mazzi. “Agradeço, em especial, a coordenação e a equipe do projeto Arco-Iris, Roseli de Ávila, Gislaine Amaral e Christian Campos e demais docentes. Um forte abraço a todos e que DEUS continue abençoando este lindo projeto”, finalizou. O vereador pontuou ainda novas ideias para dar suporte ao formato já desenvolvido no Recanto São Francisco. (Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema; Texto: Léo Demeter – jornalista – Mtb 13.896 MG)

arco_iris