Presidente do Legislativo visita as estruturas do SENAI Extrema

‘Marcinho Vieira’ ainda participou da Formatura dos alunos do Curso de Iniciação Profissional em Auxiliar Administrativo do EJA

O Presidente da Câmara de Extrema/MG, Márcio José Vieira – “Marcinho do Gás” – visitou a unidade “Janez Hlebanja” do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O encontro aconteceu a partir do convite do diretor do Centro de Formação Profissional, José Cláudio da Costa. Salete Aparecida Resende, pedagoga, e Priscila de Oliveira Honorato Sousa, secretária escolar da unidade, acompanharam a visitação.
“O objetivo foi o de tomar conhecimento das atividades e projetos desenvolvidos para 2016, principalmente para o EJA (Educação de Jovens Adultos), que é um curso de iniciação profissional”, disse Marcinho. O diretor do Senai apresentou ao Presidente do Legislativo as instalações, explicando todo o processo de qualificação profissional desenvolvido por meio de cursos práticos e específicos para as necessidades dos mercados local e regional.
“Até a presente data estão matriculados no 1º semestre de 2016 um total de 641 alunos. Nossa pretensão é de fecharmos o ano com pelo menos 1.888 matriculados. Trabalhamos ainda com a parceria do SINMEC (Sindicato das industrias Metalúrgicas Mecânicas e de materiais elétricos de Cambuí, Camanducaia, Extrema e Itapeva) com as Prefeituras Municipais de Extrema, Cambuí, Camanducaia, Itapeva, Toledo e Munhoz, com as Secretarias de Ação Social (Extrema e Camanducaia) e de Desenvolvimento Econômico e Social (Cambuí)”, destacou José Cláudio.
Para o chefe do Legislativo, é fundamental que os agentes do Poder Público estejam próximos às instituições que prestam serviços ao município, sobretudo àquelas que atuam na área educacional e profissionalizante. “O Senai de Extrema – além de ser uma referência regional –, se mostra qualificador na atuação com as indústrias da cidade, formando pessoas e criando mão-de-obra especializada”, pontuou Marcinho. De acordo com ele, a intenção do Legislativo é estreitar o relacionamento com a instituição. Ele completou: “Essa parceria é de fundamental importância para a melhoria de qualidade de vida da comunidade jovem extremense”.
José Cláudio ressaltou no encontro o problema da evasão escolar, que é um mal crônico e que ainda acomete o processo educacional em seus diversos níveis. “Tentamos neutralizar seus efeitos através de um controle austero de frequência aliado a um grande volume de aulas práticas para cativar o interesse dos alunos pelo conteúdo ministrado. A realidade dos cursos oferecidos pelo Senai é que, embora 2015 tenha sido um ano de crise, mantivemos um volume razoável de matriculas (1.642). Temos expectativa de matricularmos, pelo menos, 15% a mais em 2016”, finalizou o diretor.

FORMATURA DO EJA
Marcinho acompanhou também a Formatura dos alunos do 9º ano do Curso de Iniciação Profissional em Auxiliar Administrativo. Os formandos receberam diplomas do EJA juntamente com diploma do curso profissionalizante do Senai.
1

O Senai de Extrema funciona na Avenida Alcebíades Gilli, 11, Centro. O telefone é o (35) 3435-2007. prsousa@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br
CURSOS OFERECIDOS EM 2016
Aprendizagem em Controle de Qualidade Industrial