Presidente da Câmara alerta população sobre o problema da Dengue

presidente_da_camara_alerta_populacao

Presidente da Câmara alerta população sobre o problema da Dengue
Preocupado com a saúde do extremense, o presidente da Câmara de Extrema/MG, vereador José Maria do Couto, falou com exclusividade sobre os dois casos de Dengue confirmados no município. “Os cidadãos estão em alerta com a intensa movimentação nos PSF’s (Programa de Saúde da Família), no Posto de Saúde ‘Aldo Olivotti’ e no HMSL (Hospital e Maternidade São Lucas). A questão esbarra no aumento do registro de doenças respiratórias e também da Dengue – que infelizmente foram constatadas no nosso município. Entramos em contato com o Setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura para sabermos sobre o atual quadro da doença. Felizmente os dois casos notificados estão sobre controle mas todo cuidado é pouco. Saúde é coisa séria”, destacou o presidente da Casa de Leis. José Maria lembrou ainda: “A migração da doença pode acontecer e pedimos que os municípios antecipem o trabalho de combate antes que a doença atinja mais pessoas. Infelizmente o problema está em toda a parte. Existe a possibilidade de uma pessoa sadia ser picada em um município, vir a adoecer e voltar para a cidade de origem, ser picada por um mosquito não infectado e esse mesmo mosquito se infectar, passando assim a contaminar outras pessoas”. Ana Lúcia Olivotti Eto, coordenadora do Setor de Vigilância Sanitária, disse que os dois casos confirmados estão sendo acompanhados de perto e monitorados diariamente. “As duas pessoas não correm risco e tiveram alta – felizmente sem sequelas. Mas em caso de suspeita devem procurar imediatamente o PSF do bairro ou o Posto de Saúde”, lembrou. Para a coordenadora, o Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue – não escolhe pessoa nem classe social. “Por isso devemos nos mobilizar para combatermos este mal. Conscientização é a palavra do momento”, finalizou Ana Lúcia.