População participa da ‘Câmara Itinerante’, do ‘CAC Móvel’ e do PROCON nos ‘Tenentes’

Grande número de pessoas acompanha as explicações da Comissão Popular do Legislativo

Positivo. Este foi o resultado alcançado na primeira edição da ‘Câmara Itinerante’ realizado na noite da quarta-feira, 20/08, no bairro rural Tenentes em Extrema/MG. O projeto, que também levou o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) e o PROCON até o cidadão, contou com a participação de um grande número de moradores (representados por famílias inteiras e comerciantes). A comunidade local foi acompanhar de perto as explicações dos vereadores, que destacaram o funcionamento legislativo e a sua atuação na esfera política municipal.

Durante todo o dia, a diretora do CAC, Dra. Ariana Silveira, esclareceu dúvidas da população sobre a Previdência Social e prestou consultas envolvendo benefícios, cálculo de GPS, tempo de contribuição e outros assuntos. O PROCON também marcou presença com a atendente Sthefanie Campos Teixeira.

Em seu discurso, João Calixto de Morais – presidente da Comissão de Participação Popular – enfatizou que o papel do vereador é trazer publicidade aos atos institucionais. “Somos o braço direito da população na fiscalização dos atos do Executivo. O nosso objetivo principal é estreitar o laço com o cidadão afim de ajudá-lo na formação de uma sociedade mais participativa e representativa – como a formação de uma associação de bairro. Os ‘Tenentes’ já teve a sua associação e precisa reestabelecê-la novamente porque só desta forma teremos uma voz mais forte no cumprimento da municipalidade”, disse João Calixto.

A comerciante Ivete Zambo reside no bairro há 26 anos. Para ela, a ideia de levar a Câmara para a zona rural foi espetacular. “As demais esferas políticas de Extrema deveriam seguir este exemplo e dar satisfação à comunidade. A Câmara está de parabéns!”, frisou.

POLÊMICA – Uma das questões mais debatidas foi a iluminação pública. “Somos os porta-vozes da comunidade junto ao Executivo. Vamos levar todas as solicitações e reivindicações feitas pela população e que necessitam do amparo legislativo”, acresentou João Calixto.

O vice-presidente da Casa de Leis, Sidney Reis, o segundo secretário, Carlos Renato de Oliveira, e Danilo de Morais, acompanharam os trabalhos. O presidente da Câmara, José Maria do Couto, e os edis Juliano Maximino de Toledo e Edvaldo de Souza Santos Junior justificaram suas ausências.

A próxima reunião da ‘Câmara Itinerante’ será no dia 3/09, às 19h30, no bairro rural Juncal. Entre 13h e 17h, o CAC e o PROCON estarão no bairro atendendo a comunidade. Confira o calendário completo das Câmaras Iinerantes no site www.camaraextrema.mg.gov.br ou pelos telefones (35) 3435-2052 e 3435-2623.

020 013   1