Polícia Militar de Minas Gerais comemora 240 anos e homenageia agentes e autoridades municipais

O aniversário de 240 anos da PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais) foi comemorado na terça-feira (9). A celebração na sede do 59º Batalhão de Extrema aconteceu na quinta-feira (11) onde se reuniram autoridades militares de Minas e de São Paulo, políticos dos municípios vizinhos, representantes de entidades de classe e de associações de bairro, empresários, diretores de estabelecimentos de ensino, imprensa regional, além da comunidade local.

O coronel da corporação, Wagner Mutti Tavares, e o tenente coronel Robinson de Andrade Santos, ministraram as comemorações.
Logo na abertura da solenidade, foi realizada a entrega de diplomas aos “Colaboradores Beneméritos da Polícia Militar”, aos “Militares Destaques Profissionais” a “Outorga da Medalha de Mérito Militar”. Os homenageados na categoria “Beneméritos” foram: João batista da Silva, vice-prefeito de Extrema, Dr. Valdemar Lídio Gomes Pinto, delegado da 23ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Extrema, e João Batista de Souza, empresário de Cambuí/MG, e que foi representado por Claudemir da Silva; na categoria “Operacional”: 2º tenente Getúlio Carlos Rabelo e 3º tenente Ângelo Gomes da Silva; categoria “Administrativo”: subtenente tenente Esso de Paula Carvalho e soldado Eder Juvenal Ribeiro Silva. Foram condecorados com a Medalha de Mérito Militar o 2º tenente Rafael Lopes Coimbra.
O presidente e vice-presidente da Câmara de Extrema, Edvaldo de Souza Santos Junior – “Juninho” –, e Luiz Fernando Ferreira – “Mantega” –, além dos edis Silvio Gomes de Oliveira e João Calixto de Morais compareceram ao evento.
“É importante lembrarmos e reconhecermos o trabalho prestado à comunidade e à corporação. Todos os homenageados estão de parabéns pelas condecorações”, ressaltaram os vereadores.
240 DA PMMG – Acredita-se que a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a instituição mais antiga e uma das mais bem preparadas dentre todas as Polícias do Brasil, com 240 anos de existência. A corporação tem a sua origem no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, datado de 9 de junho do ano de 1775, no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto – o qual tinha como missão guardar as minas de ouro descobertas na região de Vila Rica (atual Ouro Preto) e Mariana. O patrono da Polícia de Minas Gerais é Alferes Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, e que serviu no Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Todos os anos, no aniversário de sua fundação, a Polícia Militar de Minas Gerais concede a sua mais alta comenda, a Medalha Alferes Tiradentes, à autoridades civis e militares que se destacaram por suas atuações junto à sociedade. As festividades de 240 Anos acontecem nos 853 municípios do Estado. (Fonte: ASCOM / Câmara Municipal de Extrema; Texto/Fotos: Léo Demeter – jornalista – Mtb 13.896 MG; Fotos – ASCOM/PME : Adriano Carvalho – jornalista)

1 2 2a 4 5 6 7 9 11390271_897579256974559_7956145026060085189_n