Legislativo reforça o apoio aos trabalhos do Creas de Extrema

O presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio José Vieira, visitou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Prefeitura de Extrema/MG para levar o apoio do Legislativo no fortalecimento dos vínculos familiares, das ações e mobilizações traçadas pela equipe de profissionais.

“Somos constituídos por uma unidade pública estatal, de prestação de serviço social para família”, comentou Camila de Lima Carvalho Pereira, coordenadora da unidade. Segundo ela, os cidadãos que sofrem ameaças ou violação dos seus direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e outras, tem o acompanhamento técnico que é desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida. “Esse atendimento é feito às famílias cadastradas de Extrema onde são disponibilizadas a orientação e o apoio, além do acompanhamento necessário”, disse. Camila explicou ainda que o estabelecimento funciona também em consonância com os serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, Poder Judiciário, Ministério Público, Conselhos Tutelares e outros órgãos de defesa de direitos e do sistema de garantia de direitos. “Contribuímos para a proteção imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência, fortalecendo vínculos familiares e a capacidade protetiva do cidadão. Realizamos ainda uma análise de todas as denúncias de violência que chegam até o órgão e trabalhamos o resgate da dignidade de todos”, destacou.

Para Marcinho Vieira, todos os serviços do Creas são de fundamental importância para a inclusão das vítimas na sociedade e no ambiente familiar. “A violência tem consequências negativas tanto para quem sofre quanto para as suas famílias, refletindo também na comunidade de forma direta. Incentivar as políticas de proteção à mulher e aos idosos, bem como às crianças e aos adolescentes é uma das muitas obrigações dos Poderes. Por isso o Legislativo é um dos grandes aliados na proteção do cidadão. A sociedade não pode mais aceitar nenhum tipo de violência contra as pessoas”, frisou o Presidente da Câmara. Ele finalizou: “O Creas é um atuante órgão de enfrentamento dos problemas familiares. Destaco ainda o importante trabalho que, vem sendo feita por toda a equipe”. Marcinho conheceu toda a metodologia de trabalho do Creas de Extrema e reforçou o seu apoio no combate à violência. O telefone do Creas para denúncias e informação é o (35) 3435-6009.

1 1_foto.a