‘Juninho’ propõe a oferta de exames morfológicos gratuitos para gestantes de Extrema

Preocupado com a saúde das gestantes e dos seus bebês, o vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho –, da Câmara de Extrema/MG, está propondo por intermédio da Indicação 140/2016, a disponibilidade de exames morfológicos gratuitos na rede pública municipal de saúde. A ideia de Juninho é melhorar o atendimento às futuras mamães e garantir uma gestação mais segura e tranquila. A indicação surgiu após o vereador ser procurado por diversas gestantes de Extrema.

“O ultrassom morfológico é um dos exames mais importantes na gravidez e que serve para avaliar o desenvolvimento do bebê com bastante detalhe, incluindo os órgãos internos. É importante que os pais saibam como anda a saúde do feto. Outro fator de relevância no exame é a identificação, antecipada, de eventuais problemas graves de formação cerebral (que são raros) e que já são visíveis. Se disponível, a imagem pode ajudar nesse diagnóstico”, comentou o vereador.

O exame também irá tranquilizar os pais referente à microcefalia, que é uma situação bastante antiga na medicina, mas devido ao aumento considerável do aparecimento do zika vírus, a preocupação dos pais em relação à saúde do bebê aumentou. “Embora em Extrema não tenhamos, felizmente, nenhum caso relatado, a possibilidade desses exames aumentaria o bem estar dos pais e deixaria as mamães ainda mais despreocupadas e seguras no período de gestação. A realização de exame morfológico, principalmente nos três primeiros meses de gravidez, é também capaz de identificar outras características e outras malformações cerebrais que poderiam determinar a microcefalia também e que não estariam relacionadas com o zika. É, certamente, um procedimento muito importante para todas as gestantes de Extrema”, pontuou Juninho. (Por Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.896 MG / Fotos: Reprodução / Ministério da Saúde  o Governo Federal)

13014876_617017935114420_1451581975_n

Graffo-Zika-Vírus (1)