Vereadores falam sobre Cesta Natalina destinada aos funcionários do Legislativo

Com a chegada do final de ano, muitas empresas buscam formas para valorizar o trabalho de seus colaboradores, que durante o ano todo promovem o bom andamento das empresas e instituições através de sua dedicação e esforço.
Muitas realizam festas de confraternização, entregam cestas natalinas, promovem sorteios e premiam os trabalhadores com valores em dinheiro para colaborar com o fim de ano dessas famílias.

A Câmara de Vereadores de Extrema há muitos anos no mês de dezembro, fornece aos seus servidores uma cesta natalina que é creditada em forma de abono dentro da sua folha de pagamento, como forma de retribuir e reconhecer o importante trabalho que cada colaborador realiza dentro dos 365 dias do ano.

Nos últimos 7 anos, a média de aumento anual que a cesta natalina destinada aos funcionários vem recebendo, está sendo mantida aproximadamente em 12%, sendo assim, neste ano os servidores do Legislativo receberão um abono no valor de R$350,00 se aprovado em votação.

“Se podemos fazer algo bom para garantir o reconhecimento do importante trabalho que cada servidor nosso realiza, devemos fazer, afinal assim como em tantas empresas do nosso município, valorizar o colaborador e proporcionar que ele tenha um momento feliz no período natalino com seus familiares é importante, é especial e faz com que as pessoas trabalhem mais motivadas e esse também é nosso papel como Instituição Pública”, dizem os vereadores.

A Prefeitura de Extrema tem valores diferentes de cestas, pois o valor apresentado é enviado diretamente do Poder Executivo, que apresenta um projeto para a apreciação e votação dos vereadores, que inclui um relatório de impacto orçamentário e financeiro de acordo com as suas finanças, elaborado por setor responsável que leva em consideração, por exemplo, o número de colaboradores do executivo que é bem maior e gera uma receita de acordo com o orçamento anual para definir tais valores.

Está sendo mantida nos últimos anos aproximadamente em 13% a média de aumento na cesta de funcionários do executivo. A votação do projeto acontece antecipadamente, pois existe a abertura de um processo licitatório para a aquisição das cestas natalinas que são distribuídas aos funcionários.

“Claro que desejamos que todos os funcionários públicos e privados recebam benefícios, mas entendemos que assim como nós realizamos estudos dentro do nosso orçamento, todas as empresas públicas ou privadas fazem o mesmo dentro de suas proporções próprias e este fato não pode desmerecer o importante serviço que também nossos servidores realizam, são pessoas do bem que dedicam seus dias ao bom funcionamento da nossa Casa de Leis e também precisam ser reconhecidos”, concluem os edis.

É importante salientar que o benefício da cesta natalina, assim como o plano de saúde, vale refeição, férias e horas extras, é destinado somente aos servidores do legislativo, ou seja, os vereadores não são beneficiados com nenhum tipo de ajuda neste sentido, mensalmente os vereadores recebem somente o seu subsídio que é garantido por lei em todo o território brasileiro e faz jus ao cargo público que exercem como representantes do povo.

“Quando falamos de qualquer tipo de benefícios, algumas pessoas tem a mania de achar que por sermos vereadores estamos fazendo isso para benefício próprio, e espalham boatos infundados como se recebêssemos esses valores, de forma alguma, afirmamos que não recebemos nada além de nosso subsídio mensal como representantes eleitos pelo povo”, finalizam os vereadores.

Vale ressaltar ainda que todas as Sessões Ordinárias ou Extraordinárias que se fazem necessárias para as indicações, discussões e votações de projetos, assim como as Audiências Públicas não geram nenhum tipo de valores extras pagos ao vereador e toda a folha de pagamento de servidores e edis está sempre disponível no site oficial da Câmara de Extrema, através do Portal da Transparência. Basta digitar o endereço eletrônico e conferir todas as despesas do legislativo que é aberta a todos os cidadãos.

Acesse http://www.camaraextrema.mg.gov.br/ e fique por dentro de tudo o que acontece na Casa de Leis.

(Fonte: ASCOM/Câmara de Extrema – Por Michelle Zamarioni – Jornalista / MTB 66.239 SP)