Vereadores criam a “CIPA Escolar” em parceria com o Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Educação

Preparar os jovens para o exercício da cidadania, qualificando-os para o trabalho e despertando o interesse de todos na questão da segurança e prevenção de acidentes. Foram esses objetivos principais que levaram os vereadores Sidney Soares de Carvalho – Walderrama – e Danilo de Morais, da Câmara de Extrema/MG, a criarem o projeto “Cipa Escolar”, direcionado às escolas da rede municipal.

De acordo com os parlamentares da Câmara, a ideia é aplicar e elaborar técnicas normais gerais e especificações de segurança para o ambiente escolar visando prevenir ou minimizar a ocorrência de acidentes típicos durante o desenvolvimento das atividades e trabalhos.

Segundo pesquisas do Ministério da Previdência, um novo público vítima de acidentes de trabalho vem aumento nas estatísticas – jovens trabalhadores entre 15 e 29 anos. No Brasil são cerca de 700 mil acidentes por ano, sem contar os casos não notificados oficialmente.

“A falta de experiência – na maioria dos casos –, a psicologia imatura e constante em desenvolvimento, a falta de sensibilidade para as questões de segurança são alguns dos fatores que empurram os jovens para o topo da lista de casos de acidentes. Por isso trabalhar a questão com os estudantes é primordial para construirmos um perfil mais técnico e, desde já, atento aos perigos existente no ambiente de trabalho. Porque segurança é primordial e o jovem poderá desenvolver, desde já, o seu senso crítico com base num aprendizado passado por profissionais competentes. A Brigada de Incêndio é outro ponto primordial que terá espaço de destaque nessa ação”, destacaram Danilo e Walderrama.

A inciativa contará com a parceria do comando do 3º Pelotão de Bombeiros Militar (BBM) de Extrema, sob a coordenação do tenente Claudinei Telles Silva, e da Prefeitura. Danilo e Walderrama participaram de uma reunião com Geisliane Borges, orientadora pedagógica e supervisora de ensino, com o intuito de formatar as diretrizes que nortearão o projeto.