VEREADOR PARTICIPA DE MISSÃO TÉCNICA TURÍSTICA

O vereador da Câmara de Extrema, pastor René Cursino, esteve entre os dias 4 e 6 de junho na cidade sul-mineira de Ibitipoca, participando do Sistema de Rede Turístico-Hoteleira implantado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A iniciativa contou ainda com a participação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Para René, que integra o COMTUR, a participação no evento é de suma importância porque promove a troca de experiências no segmento turístico e a ideia de fortalecimento da rede. “O objetivo foi conhecer o Sistema de Rede e ampliar o conhecimento em torno dos diferentes setores de prestação de serviços da indústria do turismo, como hotelaria, transporte, agenciamento, receptivo, restaurante, artesanato, culinária local, guias, dentre outros. Importante também destacar que a formação da Rede se deu através da mobilização do Circuito Serras Verdes do Sul de Minas (CTSV)”, comentou o vereador.
Para ele, a participação de Extrema em eventos que militam a visão macroeconômica fortalece a divulgação do turismo local em toda a região, promovendo um ideal coletivo, com compras e vendas em conjunto e a capacitação das empresas e funcionários através de cursos de qualificação. “Desta forma, desenvolve-se um turismo sustentável e organizado, objetivando a padronização na qualidade dos serviços prestados por seus associados e contribuindo na formação de uma identidade sólida, sem perder a hospitalidade e o carisma marcante das regiões do interior das Minas Gerais”, pontuou o vereador.
Em entrevista, René disse que a ideia da Rede constitui um exemplo de cooperativismo em busca do objetivo comum entre todos os envolvidos, aprimorando-se tanto na qualidade da oferta de produtos quanto na prestação de serviços turísticos, além da busca pela competitividade dos destinos nos cenários turísticos (nacional e internacional). Na visita técnica participaram empreendedores, clientes, representantes da Secretaria de Turismo, do COMTUR, dos meios de hospedagem, da produção associada ao turismo, da Câmara Municipal de Extrema, da ACIEX (Associação Comercial e Industrial de Extrema), da Associação Atrativos do Salto e receptivos locais.