Projeto de Lei sugere a criação da Semana Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia

A proposta é de autoria do vereador René Cursino e celebra parceria com o Executivo

O Projeto de Lei Nº 2.883, de autoria do vereador da Câmara de Extrema, pastor René Cursino, acaba de ser aprovado pelo Legislativo e trata da criação da Semana Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A data será celebrada anualmente, na semana do dia 12 de maio, e fará parte do calendário nacional de combate à doença.

“É uma iniciativa que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. O foco da ação é conscientizar a comunidade sobre os riscos e cuidados que precisam ser tomados, além da troca de experiências e informações sobre o assunto entre os cidadãos e os profissionais da saúde”, contou René.

Cerca de 10% da população brasileira é vítima da fibromialgia, que é uma síndrome crônica que causa dores em todo o corpo humano. Ciente da gravidade dos casos, o projeto de lei sugere ainda a instituição de uma campanha que envolva todos os meios de comunicação, incluindo o poder público, o comércio e o extremense. “O intuito da proposta é dar melhores condições de vida a uma grande parcela da população que sofre com a fibromialgia. Essa doença é classificada como uma forma de reumatismo associada à sensibilidade do indivíduo frente a um estímulo doloroso. Além das dores que podem ocorrer durante longos períodos, são registradas fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. As mulheres são as que mais sofrem, principalmente entre 30 e 55 anos”, comentou o vereador.