PROCON da Câmara Municipal realiza 1ª Semana do Consumidor

Aconteceu entre os dias 10 e 12/09 a 1ª Semana do Consumidor que foi promovida pelo PROCON da Casa do Cidadão da Câmara dos vereadores de Extrema/MG.

Durante todos os dias foram colocados à disposição dos munícipes esclarecimentos de dúvidas quanto aos direitos e deveres estipulados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Dra. Marcela Leonardi de Souza Kurihara, diretora do PROCON Câmara, disse que a proposta foi evidenciar o Dia do Consumidor e o direito à informação, além de aumentar a divulgação dos outros serviços ofertados gratuitamente na Casa do Cidadão.

Para o presidente do Legislativo, vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho da Dello, a ideia é levar informação precisa ao cidadão. Segundo ele, todo consumidor tem direito, essencialmente, à escolha, à informação de maneira geral e de ser ouvido. “É uma maneira de divulgarmos as atividades que já vem sendo desenvolvidas em nosso órgão em função dos direitos do consumidor, além de esclarecer a comunidade sobre outros assuntos ligados ao PROCON, qualificar as relações comerciais no município e promover com bastante discernimento a orientação e divulgação dos direitos e deveres, incentivando a educação para o consumo responsável e sustentável. A Semana foi mais uma forma de voltar à atenção à população para algo que está presente no dia a dia das pessoas: as relações de consumo”, disse. O vereador Pastor René Cursino também participou do evento.

Um dos pontos altos do evento foi a participação do coordenador do PROCON da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Dr. Marcelo Barbosa, nas palestras realizadas com os alunos do 3º ano da Escola Estadual Alfredo Olivotti. Os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a importância do tema Educação Financeira e tiraram dúvidas sobre questões ligadas ao orçamento familiar, empréstimos, cartões de crédito e etc..