Preservação do Jaguari e COPASA foram pautas da Reunião da Comissão Especial para Avaliação da Cobrança de Tratamento de Esgoto

A Comissão Especial para Avaliação da Cobrança de Tratamento de Esgoto da Câmara dos Vereadores de Extrema/MG se reuniu na segunda-feira, 7/05, com cidadãos, representantes do ecoturismo e membros do movimento Viva Jaguari. A pauta do encontro teve como objetivos principais debater a preservação do rio que abastece o município e apurar indícios de irregularidades cometidos pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).

Após o debate ficou estabelecido o calendário das reuniões da Comissão e quais serão as prioridades a serem tomadas pelos órgãos fiscalizadores. “Pautamos alguns tópicos que envolvem a cobrança e o tratamento adequado do esgoto, a maior fiscalização por parte da Casa de Leis e a manutenção da saúde do Rio Jaguari. Estamos acompanhando de perto todas as notificações que estão sendo feitas contra a COPASA, até mesmo a quebra do contrato com a empresa”, contou Pepi. Ainda de acordo com o vereador, torna-se fundamental a participação da comunidade em todos os assuntos que envolvem a proteção ambiental e qualidade da água do município.

“Queremos ouvir e contar com o apoio de toda a comunidade. Estamos estudando também a possibilidade de se fazer um referendo para que a população possa exercer o direito de cidadania e expressar a opinião sobre a questão da COPASA. Contamos com o grande apoio dos membros do movimento ‘Viva Jaguari’ que através de vídeos e outros documentos identificaram graves problemas que ocorrem no município. Certamente o plebiscito será um instrumento eficaz e democrático que servirá de base para o pronunciamento do interesse da coletividade na busca por uma melhor qualidade de vida para a nossa população”, finalizou Pepi.

Desde 2017 existe uma mobilização dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a comunidade com o objetivo de cobrar da estatal uma postura legal sobre o tratamento de esgoto que é lançado no leito do rio e o tratamento de esgoto que não acontece em Extrema.

Quem compõe a comissão são os vereadores Leandro Marinho (vice-presidente), João Calixto de Morais (relator), Rafael Silva de Souza Lima –Tita (1º secretário) e Sidney Soares de Carvalho (suplente). Os vereadores Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho da Dello, presidente do Legislativo, Luiz Fernando Ferreira – Mantega, vice, René Cursino e Dr. Roberto de Cunto, além do Procurador do município, Dr. Mateus Zingari, acompanharam a reunirão.

Os próximos encontro serão realizados às 18h das segundas-feiras, nos di as 14/05, 28/05, 4/06, 11/06, 18/06, 2/07, 9/07, 16/07, 6/08, 13/08 e 20/08.