Parceria entre Legislativo e Executivo, cria Projeto de Aleitamento Materno em Extrema

Amamentar é um ato de amor

O Vice-Presidente do Legislativo Dr. Roberto de Cunto apresentou um Projeto de Lei que foi aprovado na última Reunião Ordinária, que em parceria com o Executivo irá promover o incentivo ao aleitamento materno, a doação de leite e a criação de um banco para gerir e armazenar tudo o que será arrecadado e encaminhado às mamães que por um motivo ou outro não conseguem amamentar seu filho com este alimento tão importante e essencial para o desenvolvimento do bebê.

Primeiramente, foi apresentado por Dr. Roberto o Projeto de Lei “Semana Municipal de incentivo ao aleitamento Materno”, que foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores e estabelece a primeira semana do mês de agosto para que aconteça. Será trabalhada através da Secretaria de Saúde de Extrema em todas as UBSs a fim de conscientizar as futuras e atuais mamães sobre a importância de se promover uma amamentação exclusiva de leite materno aos seus filhos.

Com o intuito de aprimorar os cuidados e auxílios oferecidos a mãe e filho, o vereador apresentou mais duas indicações ao executivo: A criação do Banco de Leite Humano para aquelas mães que não podem amamentar por algum motivo, e o “Programa Municipal de Doação de Leite Materno e o Selo de Reconhecimento às Empresas Incentivadoras” visa promover, proteger e apoiar o aleitamento, além de criar critérios de triagem, seleção e acompanhamento para as mães que irão doar o leite que produzem e as empresas que o aderirem receberão um selo como participante e vantagens a serem discutidas.

Com essa junção, dicas preciosas serão repassadas as mulheres, como a maneira correta de iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto, como manter a lactação mesmo se por algum motivo tiverem que se ausentar da companhia de seus filhos, e a não introdução de nenhum outro alimento ou bebida aos recém-nascidos, a não ser que por expressa indicação médica, afinal o leite materno supre todas as necessidades que o bebê precisa.

Esta parceria foi firmada através do projeto de lei e indicações criadas pelo vereador Dr. Roberto de Cunto, apresentadas a Prefeitura de Extrema, e será implantado em breve no município.