NICOLA MINGARELLI: UMA VIDA DEDICADA À FAZENDA DO MATÃO Saudoso vereador extremense dará nome à nova UBS

Não se pode sequer imaginar a história do bairro Fazenda do Matão sem lembrarmos, com muita saudade, de Nicola Mingarelli.
Ícone do bairro, referência quase imediata na memória de muitos extremenses quando o assunto é a Fazenda do Matão, Nicola dedicou uma vida inteira às causas de sua comunidade.
Entre muitas de suas ações sociais está a construção da Igreja da Sagrada Família e São Nicolau no bairro, cujo terreno foi por ele doado à paróquia. Nicola realizou ainda diversas festas ao longo de muitos anos com o objetivo de arrecadar fundos para ver concretizado esse seu sonho.
Católico fervoroso, durante 36 anos consecutivos manteve a tradição de peregrinar até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida-SP. “Não falhava um ano. Durante muitos anos meu pai se dedicou a essas viagens a pé para Aparecida. Ele adorava. Ajudava a organizar, convidava os amigos e familiares e ia sempre muito feliz”, relembrou o filho Edson.
HOMENAGEM – Pela importância de sua história de vida diretamente ligada à Fazenda do Matão, recentemente o vereador Leandro Marinho, presidente da Câmara de Extrema, apresentou um projeto de lei com o objetivo de homenagear Nicola Mingarelli, dando seu nome à nova Unidade Básica de Saúde (UBS) que está sendo construída no bairro. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelo legislativo e a Lei nº 3.976 foi sancionada pela prefeitura no último 30 de maio, oficializando a Unidade Básica de Saúde Vereador Nicola Mingarelli.
“Uma homenagem mais que justa, para um grande extremense, apaixonado por seu bairro. Fiz questão de apresentar esse projeto porque o Sr. Nicola foi muito importante para a história da Fazenda do Matão”, explicou Leandro Marinho. “Lembro-me, quando era um menino, de ir a muitas festas e eventos no bairro e o Sr. Nicola estava sempre lá, com sua esposa, com seus filhos e netos, trabalhando pela sua comunidade”, completou o presidente.
UBS – A nova Unidade Básica de Saúde que está sendo construída pela prefeitura na Fazenda do Matão terá área construída de 350 metros quadrados e contará com uma ótima estrutura para oferecer os serviços de saúde. O término da obra está previsto para dezembro deste ano.
MEMÓRIA – Nascido em 28 de outubro de 1927 em Extrema, Nicola Mingarelli viveu sua vida toda no bairro Fazenda do Matão, onde, ao lado de sua esposa Terezinha, teve filhos, netos e bisnetos.
Além da atuação social no bairro, Nicola elegeu-se vereador no ano de 1983, com 316 votos, número muito expressivo para a época. Um dos marcos daquele mandato foi a emancipação da Câmara Municipal, ocorrida em 1986.
Outra paixão em sua vida era o futebol, tendo sido, por anos, diretor do Clube de Futebol Esporte Matão, incentivando os jovens à prática esportiva.
Faleceu no dia 11 de março de 2018, aos 90 anos de idade. Nicola será sempre lembrado por sua atuação comunitária e agora eternizado com a denominação de um prédio público: a Unidade Básica de Saúde Vereador Nicola Mingarelli.