Legislativo parabeniza a comunidade dos Tenentes pela nova creche ‘Professora Irene de Cunto Morais’

Mais educação de qualidade para as nossas crianças. Essa é a proposta da atual gestão pública de Extrema/MG com a inauguração de mais um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) que acontece às 18h30 da sexta-feira, 10/11, no bairro dos Tenentes. A comunidade do bairro ganhará a creche “Professora Irene de Cunto Morais” que atenderá 300 crianças.

A Câmara dos Vereadores parabeniza todas as famílias dos Residenciais Tenentes I, II, III, IV e V pela conquista e reforça o seu apoio na busca de melhorias para a comunidade do bairro. “Sabemos que a cidade cresceu e com isso a demanda de crianças aumentou. A nova creche trará mais qualidade de vida e conforto aos pais que precisam trabalhar, enquanto os seus pequenos estão sendo bem cuidados por profissionais altamente capacitados. Como vereadores sempre iremos apoiar os investimentos que tratam do aprimoramento da educação para todos”, disse o presidente da Casa de Leis, vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho da Dello. A indicação do nome foi sugerida pelo 1º secretário da mesa, Leandro Marinho, e aprovado por unanimidade pela Casa através do Projeto de Lei 2.297, de 12/04/2016.

O prédio, novinho em folha, está localizado à Rua João Batista Cardoso, Nº 254, e tem 1.199,74 m2 de área construída, com 292,50m2 de área total. A obra custou mais de R$ 1,796 milhão e apresenta quadra coberta, excelente localização e salas e corredores amplos. As crianças contarão com um playground com gramado, 40 funcionários altamente capacitados, duas salas de Pré-Escola I e II, Maternal I e II, Mini Maternal I e II, Berçário I e II (totalizando dez salas), banheiros adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais, brinquedoteca, rouparia, lactário, oficina, secretaria, sala de psicologia, orientação pedagógica e DMP. “É uma grande estrutura munida de muito conforto e com estrutura de ponta”, acrescentou Juninho. A inauguração está marcada para 18h30 da sexta-feira, 10/11. Toda a população está convidada para festejar mais essa conquista.

UMA DIGNA HOMENAGEM

Dona Irene de Cunto Martins, nascida em 1º de junho de 1932, foi uma referência na pedagogia do município. Sua carreira como professora foi iniciada em 1952 e teve início no bairro da Roseira. Nesses 26 anos lecionando na zona rural de Extrema, trabalhou com grande dedicação, afinco e muito carinho o ofício de ensinar. Em 1978 foi transferida para o ensino estadual, atuando na Escola Odete Valadares durante cinco anos para os alunos do 1º ao 4º ano.

Dona Irene também alfabetizou crianças especiais. Desenvolvia, desde aquela época, um saudável e amigável relacionamento que interagia a escola e a casa. Ela sempre participava das vivências dos seus alunos com os pais, afim de somar ao crescimento social e pedagógico das crianças e adolescentes mais amor e responsabilidade à vida futura. Mulher iluminada, pessoa querida por todos e um símbolo de honestidade na educação municipal, Irene de Cunto trabalhou 36 anos na educação – destes, sete anos sem remuneração.

Aposentada em 1988, deixou saudades como exemplo de mãe, de esposa fiel e um legado de respeito à educação. Para ela, ser professora era uma gratificação pessoal e o reconhecimento numa das profissões mais importantes e dignas. Dona Irene faleceu em 28/03/2013 e deixou filhos, netos e uma família orgulhosa.