Legislativo, Executivo e ONGs apontam melhorias para o Canil Municipal

Foi durante a visita técnica realizada no Canil Municipal de Extrema/MG na terça-feira, 2/10, que o vereador Danilo de Morais apontou algumas melhorias para o local. Hoje, o canil, que está localizado no bairro dos Pessegueiros, atende 97 cães, entre adultos e filhotes. “Estamos numa força tarefa trabalhando em parceria com a Prefeitura, as ONGs ‘Soul Animal’ e ‘Anjos de Patinhas –Extrema/MG’ e o Comitê de Proteção Animal. É importante somarmos forças para travar a luta contra os maus tratos aos animais, bem como a realização de ações e campanhas capazes de promover a conscientização social e melhorias no canil. Unidos, poderemos projetar maiores inciativas de defesa e proteção à preservação da vida e da dignidade dos animais, propondo também acompanhamento e a execução de políticas públicas”, comentou Danilo. O vereador ainda explicou que os Poderes Executivo e Legislativo incentivam a adoção por meio das campanhas com as ONGs. “Essa é uma iniciativa bastante válida; porém precisamos de outros projetos que viabilizam a erradicação do abandono e da violência, como a discussão e o fomento de cursos, palestras, exposições, conferências, seminários e outras manifestações culturais que envolvam o tema. Temos a obrigação de promover a integração social do animal dócil e saudável mediante credenciamento, por exemplo, e incentivar as visitas regulares às entidades sem fins lucrativos e instituições privadas para atendimento e integração do animal com a comunidade, de forma geral. Agindo assim e trabalhando em outras frentes, certamente iremos colher um resultado positivo quanto à melhor vida para os animais”, destacou Danilo.

No canil, foram avaliadas as estruturas e o funcionamento, além das condições e os cuidados com os animais. Também foram levantadas a realidade cotidiana do espaço e as dificuldades encontradas pela equipe que coordena os trabalhos. “Chegamos a um denominador comum que é a construção de um novo espaço para cuidar dos animais abandonados. Nas reuniões semanais do Comitê, iremos pontuar outras indicações afim de trazer proposições para o canil”, finalizou Danilo.