Legislativo e Executivo se unem para promover mais vagas para as crianças de Extrema

Na tarde da quinta-feira (2/08), os vereadores da Câmara de Extrema/MG, o prefeito e o secretário de Educação visitaram o prédio onde está sendo construída a segunda unidade do Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) do bairro dos Tenentes. Serão dez amplas salas que abrigarão cerca de 300 crianças em dois turnos.

Para o presidente da Câmara, vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho da Dello, a creche irá beneficiar não somente as famílias que residem nos Tenentes, mas de todas as localidades próximas ao bairro. “É uma obra que visa total apoio aos extremenses, ainda mais pelo fato de que estamos numa crescente onda de empregos, por isso devemos ofertar mais creches aos nossos pequenos. É sabido que a nossa cidade tem um olhar diferente para a educação e nessa continuidade de gestão prestamos um serviço de qualidade aos pais, dando suporte ao Executivo e trabalhando em benefício ao nosso povo, principalmente às nossas crianças que são o nosso futuro”, comentou Juninho.

André Koga, secretário de Saúde, explicou que a nova unidade é custeada, na parte de edificação, com recursos do Governo Federal. “No ano passado, devido aos problemas de repasse de verba federal aos municípios que atrasaram mais de 120 dias, foi ocasionado um desencaixe financeiro e no cronograma de finalização da obra, o que impactou na entrega do prédio. A questão da retomada conta com a parceria da Construtora Bernardes Souza já para segunda-feira (6/08). A licitação para execução de toda a parte externa, que compete ao município, será no dia 17/8. A parte externa e o mobiliário são de competência do município e serão investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão. A previsão da entrega é para o final deste ano, para que a população de Extrema ganhe mais um Centro de Educação Infantil Municipal de qualidade e pronto a atender as nossas crianças”, destacou.

De acordo com o prefeito, João Batista da Silva, será o segundo CEIM do bairro dos Tenentes. “Essa unidade, em especial, passou por diversos percalços porque parte dela está sendo financiada pelo Governo Federal (ainda da época da ex-presidente, Dilma Roussef), e que tiveram os repasses atrasados. Não conseguíamos finalizar a obra por conta dos recursos que estavam suspensos pelo Governo Federal, o que ocasionou lentidão nos serviços. Vamos retomar as obras e aguardar o restante do repasse federal. Em caso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) travar esses recursos, a Prefeitura irá terminar essa obra para entregar à população, abrindo assim mais vagas para que os pais possam trabalhar com mais tranquilidade, aumentando a renda familiar e tendo uma qualidade de vida mais digna e promissora. Extrema tem hoje uma estrutura educacional fantástica e obras como essa é que realmente mudam a vida das pessoas”, enfatizou o prefeito.

Efeito positivo nesse passo importante na educação é a parceria com o Legislativo que está sempre dando suporte ao Executivo. O Governo Municipal só consegue avançar e trabalhar pela população com mais efetividade quando se tem essa parceria entre os poderes. O vice-presidente do Legislativo, Luiz Fernando Ferreira – Mantega, a segunda secretária, Telma Aparecida Maciel, e os edis Dr. Roberto de Cunto, Sidney Soares de Carvalho – Walderrama, Rafael Silva de Souza Lima – Tita, Danilo de Morais e Pastor René Cursino acompanharam a visitação.

 

NOVA CEIM NA VILA ESPERANÇA

André Koga adiantou que se encontra na Secretaria de Obras e Urbanismo a fase final de licitação da nova creche da Vila Esperança. Nos próximos dias será publicado o processo licitatório do novo CEIM. O prédio apresentará estrutura moderna e inovadora, salas amplas e atenderá 400 crianças dos bairros Vila Esperança e Portal de Extrema, além das localidades vizinhas.