Escola rural Alcebíades Gilli recebe a Campanha ‘Educação Financeira’ do PROCON da Câmara

A campanha “Educação Financeira”, que é promovida pelo PROCON da Casa do Cidadão da Câmara dos Vereadores de Extrema/MG, chegou à Escola Municipal Alcebíades Gilli (que fica no bairro rural Salto de Cima) na manhã da segunda-feira (10/12). O objetivo da ação é mobilizar os estudantes da rede de ensino sobre a importância no planejamento dos gastos da família.

“O Legislativo está empenhado em trabalhar a importância da educação financeira promovendo a conscientização das crianças sobre a organização das finanças para a vida. Nas palestras teatrais que são apresentadas nas escolas mostramos que é possível planejar o orçamento familiar, consumindo conscientemente e vivendo mais tranquilo e feliz, melhorando assim a qualidade de vida de toda a nossa família. Por isso transmitir a mensagem de forma clara, didática e objetiva nas escolas é fundamental para que tenhamos, no futuro, cidadãos ainda mais conscientes”, comentou o vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho da Dello, presidente do Legislativo.

O edil Sidney Soares de Carvalho – Walderrama, e a diretora do PROCON Câmara, Dra. Marcela Leonardi de Souza Kurihara, também estiveram na palestra. “Outra ideia da campanha é disponibilizar todo o material às crianças, afim de levar a cartilha sobre educação financeira para dentro de casa; informando os pais sobre as dicas para um bom planejamento financeiro”, destacou Walderrama. Dra. Marcela disse que as palestras e as apresentações motivam as crianças, que são importantes multiplicadores da informação. “É possível evitar o superendividamento e priorizar as despesas. Precisamos estar atentos na conciliação financeira da nossa casa e das nossas finanças pessoais. O PROCON da Casa do Cidadão pode orientar e apoiar o extremense sobre essas e outras questões, afim de promover explicações a respeito das negociações de seus débitos com os credores, além de destacar os direitos de cada um como consumidor”, destacou.

Na palestra foi distribuída uma cartilha contendo atividades e textos relativos ao tema. As escolas interessadas em promover as iniciativas com o mesmo assunto podem entrar em contato diretamente pelo telefone (35) 3435-2052. O e-mail é procon@camaraextrema.mg.gov.br (Por Léo Demeter – Mtb 13.896 MG – Jornalista / Assessoria de Imprensa da Câmara de Extrema)