Câmara de Extrema realiza a Instalação da Comissão Especial em Defesa do Direito da Mulher

Aconteceu na noite da quinta-feira (28/6) na Câmara dos Vereadores de Extrema/MG a Instalação da Comissão Especial em Defesa do Direito da Mulher. A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente do Legislativo, vereador Edvaldo de Souza Santos Junior – Juninho da Dello. Após o seu pronunciamento, a palavra foi passada a 2ª secretária parlamentar e presidente da comissão, vereadora Telma Aparecida Maciel, única representante feminina na Câmara e criadora do Projeto de Resolução Nº 83 que institui a comissão.

A mesa diretora foi formada pelo vice-presidente da comissão, pastor René Cursino, o 1º secretário, Luiz Fernando Ferreira – Mantega (também vice-presidente do Legislativo), e pelo 2º secretário, Danilo de Morais. O deputado estadual, Dalmo Ribeiro, e a ex-deputada federal e criadora da Comissão Especial de Defesa da Mulher do Estado de Minas Gerais, Luzia Maria Ferreira, foram os convidados de honra. Os edis Dr. Roberto de Cunto, Rafael Silva de Souza Lima – Tita, Pericle Mazzi Filho – Pepi, e João Calixto de Morais acompanharam a sessão.

Além da primeira dama, Terezinha Monteiro, e da vice-primeira-dama, Karina Cristina Puggesi Rubin, a promotora da Comarca de Extrema, Dra. Rogéria Cristina Leme, a juíza de Direito, Dra. Maria Fernanda Manfrinato, a gerente da Secretaria Municipal de Ação Social, Rita Bernal, e o 1º sargento José de Alencar Gomes, do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros estavam na cerimônia. O evento contou ainda com a participação de secretários de diversos departamentos e setores do Executivo, autoridades jurídicas e públicas de todas as cidades do Sul de Minas, representantes de entidades assistenciais e de associações de bairro de Extrema, além de membros de conselhos municipais e dos cidadãos.

Em seu discurso, Telma disse que a comissão tem como finalidade a promoção de estudos e do acompanhamento de politicas públicas voltadas à proteção e a valorização da mulher extremense. “Com a instituição, criamos mais uma ferramenta de transformação social capaz de assegurar mais respeito e igualdade às mulheres. (…) Queremos maior cumprimento do respeito à vida, pois a mulher é livre para seguir os seus caminhos com dignidade. Certamente essa comissão será uma fundamental base de combate e prevenção à violência contra todas nós”, frisou a presidente da Comissão.

Luiz Fernando Ferreira – Mantega, Danilo de Morais e Pastor René Cursino defenderam a ideia da realização de novas ações e projetos, campanhas e outras militâncias que garantam a igualdade de gênero e o combate à discriminação das mulheres, com foco na eliminação de todas as formas de violência, no aumento da representação feminina na política, na emancipação e na autonomia econômica da mulher, além de outros fatores.

ia da Câmara de Extrema, visto que propiciará os mecanismos mais adequados e necessários para a formulação de políticas públicas efetivas que garantem, de fato, a igualdade entre homens e mulheres em todos os segmentos e patamares da sociedade.

Os deputados, Dalmo Ribeiro e Luiza Ferreira, selaram apoio à comissão e parabenizaram os vereadores pela criação do projeto. “Extrema dá um importante passo na luta pelo fim da violência contra a mulher. Os números de violência crescem a cada dia e é preciso dar um basta. Estamos de mãos dadas e braços unidos nesse fundamental suporte de construção social que a cidadã extremense acaba de ganhar. É uma conquista para toda a sociedade”, pontuaram.

Dra. Rogéria Leme, Dra. Maria Fernanda Manfrinato, Terezinha Monteiro e Rita Bernal também teceram comentários sobre a importância da instituição da comissão. (Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de Extrema; Fotos/Texto: Léo Demeter – Jornalista Mtb / 13.896 MG)