Câmara abre espaço na 3ª Reunião Extraordinária para esclarecimentos sobre a gestão da saúde pública de Extrema

Aconteceu na quarta-feira, 7/03, a 3ª Reunião Extraordinária da Câmara de Extrema/MG. A principal girou em torno da gestão da saúde municipal. O fator que motivou a convocação na reunião do secretário, André Borges, foi a divulgação de um áudio gravado por um servidor da Prefeitura que critica e aponta eventuais falhas nos procedimentos de gestão da Secretaria.

“Essa gravação é infundada, pois contem muitas informações sem precedentes técnicos e dados incorretos. Foi citada, por exemplo, a compra da máquina de limpeza adquirida em parceria com a administração da rodoviária. Não temos programação para começar a utilização do equipamento porque está sendo publicado um processo licitatório de material de limpeza adequado ao uso da máquina. Existe um andamento legal e esse deve ser respeitado porque lidamos com dinheiro público – tudo tem que ser feito dentro da lei. Outra questão abordada pelo funcionário foram as férias do Dr. Manoel Quelhas Filho. Nesse caso houve uma falha de comunicação e esse gozou do período de férias de 1º a 2/03. A aquisição de receituários também foi discutida, porém respeita o processo licitatório de Receituário de Controle Especial (branco, com 80 blocos, num total de 80 mil folhas) e Receituário Controlado (Azul, 360 blocos, com 360 mil folhas)”, explicou André.

O secretário adiantou ainda que serão contratados médicos especialistas para zerar as filas de espera. “A população conta atualmente com quatro novos colaboradores: otorrinolaringolista, neurologista, cardiologista e urologista. A ideia é desafogar o atendimento e atender com mais agilidade o nosso cidadão”, pontuou. André finalizou mostrando números contabilizados nos procedimentos cirúrgicos e exames. “Foram 33.378 exames de diversas complexidades e 995 cirurgias no período de março a dezembro de 2017”, destacou.

“Fazemos uma política de saúde baseada no trabalho sério, no compromisso gestor com o bem estar do cidadão, na total responsabilidade com o dia a dia do extremense. Quando surge algo duvidoso ou que necessita de uma resposta imediata, nós da administração municipal temos como prioritário o esclarecimento. Eu soube sobre o corrido e, de imediato, busquei o apoio da Câmara dos Vereadores com o objetivo de trazer informações e colocar tudo em ‘pratos limpos’, com base em dados técnicos, com o posicionamento correto e o andamento do trabalho da Secretaria de Saúde. Adianto também que estou às terças-feiras na Rádio Portal 106,5 FM para levar mais informação ao cidadão, afim de transparecer o trabalho da atual administração quem vem sendo feito com grande responsabilidade e respeito social”, contou André em entrevista.

Ele apresentou também ainda números e relatórios sobre a gestão administrativa da Saúde de Extrema. “Existe um grande trabalho que é feito por trás das cirurgias, atendimentos, mutirões, compra de medicamentos e outros procedimentos. A demanda do nosso município é grande e complexa, pois envolve uma grande quantidade de licitações e processos com o objetivo de fazer as coisas acontecerem com rapidez e agilidade. Logicamente que existem certas dificuldades – o que é normal –, mas são necessárias para andarmos dentro da legalidade dos processos e na prestação de contas. A população tem o anseio de saber o que está sendo realizado e como anda a saúde do município”, finalizou André.

Após o esclarecimento do secretário, todos os vereadores parabenizaram a Secretaria pelo trabalho que vem sendo realizado, principalmente no que tange a transparência de informação e aplicação do dinheiro público. “Parabenizo a agilidade do secretário no esclarecimento dos fatos e reitero que a Câmara estará ao lado do cidadão na busca por informações e esclarecimento que levam à boa gestão pública, pois o Legislativo sempre estará ao lado da verdade. Nunca teremos um órgão ou secretaria totalmente perfeita, mas a busca pelo bom trabalho e pelas melhorias diárias precisa ser contínua. Sabemos que a Secretaria de Saúde está nesse caminho!”, finalizou Juninho.