Base de saúde especializada no tratamento de doença rara e incurável é proposta legislativa

Foi durante visita à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), na capital mineira,que o vereador da Câmara de Extrema, pastor René Cursino, protocolou ofício solicitando a construção de uma base de saúde especializada no atendimento aos pacientes portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

No documento entregue ao deputado estadual Dalmo Ribeiro da Silva, René defendeu a proposta como prioritária para o sistema de saúde regional. “Essa ideia não irá beneficiar somente o extremense, mas todo os usuários do programa de saúde básica dos municípios vizinhos. A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença bastante grave e o paciente que precisa do tratamento só o encontra em Belo Horizonte”, disse pastor René.

De acordo com o Núcleo de Gestão da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, o Sul de Minas contabiliza um grande número depacientes que passam pelo tratamento.+Como não há cura para a enfermidade, as pessoas perdem progressivamente a capacidade funcional e de cuidar de si mesmas. Na maioria dos casos a moléstia causa paralisia gradual e morte precoce como resultado da perda de capacidades cruciais, como falar, movimentar, engolir e até mesmo respirar.O óbito, em geral, ocorre entre três e cinco anos após o diagnóstico e cerca de 25% dos pacientes sobrevivem por mais de cinco anos depois da descoberta da enfermidade.Os medicamentos e os tratamentos são apenas paliativos e ajudam a melhorar a qualidade de vida, além de retardar a evolução da doença, que inevitavelmente acontecerá em algum momento.

“Como poder público devemos primar pela saúde. (…) É uma luta pela causa social, que assume ainda a melhoria na qualidade de vida dessa parcela da comunidade que tanto sofre com a doença e que necessita de amparo”, pontuou René. Ainda de acordo com o vereador, desde 2009 o Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece medicamentos gratuitos aos pacientes com essa doença. (Texto: Léo Demeter – Jornalista Mtb 13.986 MG / Fonte: ASCOM/CME; Foto: Reprodução)